Hai to Gensou no Grimgar | Grimgar of Fantasy and Ash Volume 12
[Posfácio]
E então, o que acharam? Do volume 12 de Hai to Gensou no Grimgar?
Como havia anunciado antes, acho que foi uma história de aventura alegre, divertida e leve.
Isso não se aplica apenas a Grimgar, mas, ao escrever romances, é comum para mim não decidir com antecedência os detalhes minuciosos do que vai acontecer, quem vai fazer o quê e por quê. Digo que é comum, mas há momentos em que planejo tudo nos mínimos detalhes antes de começar a escrever. No entanto, quando faço isso, geralmente não dá certo. Consigo progredir na escrita, mas não consigo entrar no clima e acabo tendo que encontrar maneiras de tornar o processo mais divertido.
Cada um pode escrever romances como quiser, e eu amo essa liberdade, mas há uma única regra que sempre sigo.
Mais do que qualquer coisa, quero que as pessoas aproveitem as histórias que escrevo. Se eu não estiver me divertindo ao escrever um romance, é provável que ele seja entediante, então tento sempre curtir o processo. Jamais deixo que um manuscrito no qual não me diverti chegue ao mundo.
Se em algum momento penso: Isso não está sendo divertido, decido parar de escrever ali mesmo.
Às vezes, não percebo isso enquanto escrevo. Outras vezes, me engano, achando que estou me divertindo, ou estou sob pressão de tempo e acabo esquecendo de aproveitar a escrita. Mas se releio e penso: É, aqui eu não estava me divertindo, descarto imediatamente.
Se planejo tudo antes de começar—Isso acontece, depois aquilo, e no final acontece isso—, muitas vezes acabo não conseguindo me divertir.
Por outro lado, se não planejo nada, fico sem saber para onde a história está indo e nem consigo começar a escrever.
A quantidade de planejamento necessária para que eu possa desenvolver o resto da história no fluxo é algo que aprendi mais ou menos com a experiência.
No entanto, quando uma ideia me ocorre, gosto de testar se devo decidir mais coisas com antecedência. Será que consigo montar uma história mais complexa? Ou, se reduzir um ou dois elementos do planejamento prévio, o que acontecerá?
No volume 12, escolhi os pontos-chave da primeira metade—ou do primeiro terço da história—com antecedência, e deixei o resto fluir naturalmente.
E no próximo volume, o que farei? Tenho algumas ideias. Qual delas escolherei? Mal posso esperar para descobrir.
Ao meu editor, Harada-san, a Eiri Shirai-san, aos designers da KOMEWORKS e a todos os envolvidos na produção e venda deste livro, e, por fim, a cada um de vocês que está com este livro em mãos, expresso minha sincera gratidão e todo o meu carinho. Agora, coloco minha caneta de lado por hoje.
Espero que possamos nos encontrar novamente.
Ao Jyumonji
Tradução: ParupiroH
Para estas e outras obras, visite o Cantinho do ParupiroH – Clickando Aqui
Se gostou do capítulo, compartilhe e deixe seu comentário!